23 outubro 2006

Primeiro-ministro palestiniano apela à continuação de resistência a Israel e EUA

O primeiro-ministro palestiniano, Ismail Haniyeh, apelou hoje, perante 20.000 pessoas reunidas em Gaza, à união dos palestinianos e à continuação da resistência a Israel e aos Estados Unidos. "Evitem o sangue, não utilizem armas contra os vossos irmãos, uni-vos!" , disse Haniyeh, no estádio de Yarmuk, em Gaza, após as orações da festa de Aid al-Fitr, que assinala o fim do mês de jejum do Ramadão. O primeiro-ministro referia-se aos recentes confrontos mortíferos entre militantes dos movimentos palestinianos do Hamas e da Fatah. (Mais ...)
RTP

Irão: Teerão "não vai recuar nem um milímetro" no programa nuclear

O Presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, afirmou hoje que o Irão "não vai recuar nem um milímetro" no seu programa nuclear. A nação iraniana "exige aproveitar plenamente a energia nuclear" afirmou o Presidente num discurso público, em Rey, a sul de Teerão. "No vosso próprio interesse, é preferível que sejam amigos do povo poderoso e civilizado do Irão", afirmou ainda Ahmadinejad, tendo deixado implícito que as actividades de enriquecimento de urânio vão continuar. (Mais ...)
Rádio Renascença

Incursão do Exército israelita em Gaza faz quatro mortos e 12 feridos

Quatro palestinianos morreram e 12 ficaram feridos, dois em estado grave, durante uma incursão do Exército israelita no Norte da Faixa de Gaza, segundo um novo balanço fornecido por fontes médicas. Uma fonte médica do Hospital Kamel Radwane, em Jabaliya, anunciou que quatro palestinianos morreram na sequência da incursão, no dia que marca a celebração do fim do Ramadão."Cerca de 20 carros de combate entraram na zona industrial de Beit Hanoun e lançaram granadas", indicou uma fonte da segurança. Testemunhas afirmaram que o Exército israelita procurava um membro dos Comités de Resistência Popular, um grupo armado palestiniano."Estão em curso operações do Exército no sector de Beit Lahya, há troca de tiros com palestinianos armados", indicou à AFP um porta-voz militar israelita, que acrescentou que alguns desses homens armados foram alvejados pelos militares.Estas quatro mortes fazem elevar para 5448 o número de pessoas mortas desde o reinício da Intifada, em Setembro de 2000, maioritariamente palestinianos, segundo um balanço da AFP.
PUBLICO.PT

Iraque: Bagdad assume novas responsabilidades

As autoridades iraquianas vão assumir a responsabilidade directa da segurança em metade das províncias do Iraque até final do ano."A partir de hoje até ao fim deste ano, perto de sete ou oito províncias do Iraque das 18 existentes estarão sob controlo directo da segurança iraquiana", anunciou vice-Primeiro-ministro iraquiano à saída de um encontro com Tony Blair, em Downing Street, Londres. Barham Saleh assegurou que as autoridades de Bagdad vão fazer o possível para as forças iraquianas estarem à altura de garantir a segurança directamente, mas apelou às forças da coligação internacional para não se retirarem do país. "Compreendemos que esta não pode ser uma obrigação da comunidade internacional sem fim à vista", afirmou Saleh. Todavia, o Iraque ainda vai precisar de ajuda "por algum tempo", acrescentou. (Mais ...)
Rádio Renascença

Exército israelita reconhece ter usado granadas de fósforo no Líbano

Israel admitiu pela primeira vez ter utilizado granadas de fósforo contra alvos militares durante a sua recente ofensiva contra a milícia xiita libanesa, Hezbollah, no Líbano, noticia o "Haaretz". A informação foi avançada no Parlamento israelita pelo ministro Yaacov Ederi, citado pelo jornal "Haaretz". Uma porta-voz de Yaacov Ederi, questionada pela agência noticiosa AFP, confirmou as declarações do ministro. "Israel utilizou esse tipo de munições, em conformidade com a lei internacional", indicou ainda Yaacov Ederi, citado pelo mesmo jornal. (Mais ...)
PUBLICO.PT

Security Council must take over Israeli-Palestinian peace efforts

The Security Council should assume responsibility for finding a solution to the Israeli-Palestinian conflict instead of leaving it to the diplomatic Quartet, which is increasingly perceived within the region as biased and has done little to stem the deteriorating human rights situation, a United Nations rapporteur has told the General Assembly. The Quartet – which comprises the UN, the European Union, Russia and the United States – was too influenced by certain powers and the UN role had been undermined and minimized as a result, John Dugard told the Assembly’s Third Committee (Social, Humanitarian and Cultural) yesterday (19 October). (More ...)

ONU descreve situação em Gaza como uma “bomba ao retardador”

As Nações Unidas voltaram a alertar, no passado dia 19, para a preocupante situação humanitária que se vive nos territórios palestinianos, em especial na Faixa de Gaza, que classificam como uma “bomba ao retardador”. “A violência persistente em Gaza e no Sul de Israel continua a matar, ferir e a pôr em causa a vida de civis”, afirmou Álvaro de Soto, coordenador especial da ONU para o processo de paz no Médio Oriente, durante um debate no Conselho de Segurança. Segundo o responsável, “as instituições palestinianas continuam a degradar-se e o sofrimento da população cresce a cada dia, em particular em Gaza”, alvo de frequentes acções militares israelitas desde Junho passado. (Mais ...)
PUBLICO.PT