24 outubro 2006

IRAQUE: Forças iraquianas podem garantir segurança a partir de 2008

O chefe das forças americanas no Iraque, o general George Casey, estimou hoje que as Forças Armadas iraquianas deverão estar em condições de garantir a segurança do país nos próximos 12 a 18 meses. Numa conferência de imprensa em Bagdad, ao lado do embaixador dos Estados Unidos no Iraque, Zalmay Khalilzad, o general americano precisou que as Forças Armadas iraquianas sofreram 300 baixas durante os vários confrontos registados no mês sagrado do Ramadão. (Mais ...)
PUBLICO.PT

A Vedação Anti-Terrorista

“A vedação anti-terrorista está a ser erguida com o único propósito de proteger os israelitas do terrorismo palestino. O princípio que presidiu ao planeamento do trajecto da vedação é o de proteger o máximo de israelitas possível e simultaneamente deixar o mínimo de palestinos do lado ocidental da vedação. Este trajecto foi definido de acordo com critérios de segurança bem como factores topográficos locais.”


A Vedação Anti-Terrorista – Resumos, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Embaixada de Israel - Reino Unido


Declaração do Comité Internacional da Cruz Vermelha (2004)

“Os problemas que afectam a vida quotidiana da população palestiniana demonstram claramente que este (o muro) vai contra a obrigação que, de acordo com a lei internacional, Israel tem de assegurar um tratamento humano e o bem estar da população que vive sob a sua ocupação na Palestina. O Comité Internacional da Cruz Vermelha apela ao Estado de Israel para não planear, construir ou manter esta barreira nos territórios ocupados.”

(Declaração do Comité Internacional da Cruz Vermelha, 18 de Fevereiro de 2004)

João Paulo II: «A Terra Santa não precisa de muros mas sim de pontes!» (2003)

“A Terra Santa não precisa de muros mas sim de pontes! Sem uma reconciliação dos espíritos, não haverá paz. Que os responsáveis tenham a coragem de voltar ao diálogo e às negociações, abrindo assim o caminho para construir um Médio Oriente reconciliado na justiça e na paz”.

(Papa João Paulo II, Novembro de 2003)

Campanha da Pax Christi

A população da Terra Santa
precisa de Pontes, não de Muros


Desde o ano 2000 que assistimos a uma escalada da violência em Israel/Palestina. Bombistas suicidas palestinianos que entram nas cidades e centros Israelitas, contra-ataques e incursões das Forças Militares Israelitas nas cidades Palestinianas.
Em Junho de 2002 Israel começou a construir aquilo a que chama uma “vedação anti-terrorista – outros chamam-lhe o “Muro” ou a “Barreira de Separação”. É suposto que venha a ter 700 km de comprimento. Até agora foram construídos 150 km. O Governo Israelita afirma que esta é uma barreira de segurança, mas de facto não tem impedido o aumento da violência. Tornou-se uma fonte de mais opressão para o povo palestiniano – contribuindo para a punição colectiva desta comunidade. As partes já existentes da vedação/muro entram nas áreas palestinas - em alguns sítios por uma distância de 6 km. Calcula-se que cerca de 120.000 palestinos que vivem nas zonas entre o muro e Israel ficarão separados dos serviços sociais, das escolas e dos seus locais de trabalho.
As Nações Unidas, num relatório de Setembro de 2003, declararam que a vedação/muro é ilegal, “um acto ilegal de anexação”. Em Fevereiro de 2004 a Cruz Vermelha Internacional afirmou que o muro vai contra a obrigação que, de acordo com a lei internacional, Israel tem de assegurar um tratamento humano e o bem estar da população que vive sob a sua ocupação na Palestina.
Muros e vedações não criam segurança humana. Têm de ser construídas pontes de confiança e respeito entre os povos de Israel e da Palestina.


Material para download


Muros e vedações não criam segurança humana. Têm de ser construídas pontes de confiança e respeito entre os povos de Israel e da Palestina

A Terra Santa precisa de Pontes, não de Muros

Em 2003 foi iniciada a construção do muro de separação entre Israel e a Palestina ou “vedação anti-terrorista”, como a denomina Israel.
Com o intuito de fazer pressão sobre o governo israelita de pôr fim à construção deste novo símbolo de ocupação, em 2004 a Pax Christi Internacional lançou uma campanha, a qual é de novo relançada, uma vez que a sua construção continua.
O que a população de Israel e da Palestina precisa é de PONTES e não de MUROS.

Como Participar na Semana da Paz

1. Para participar nesta Semana da Paz basta seleccionar um dos artigos publicados e em comments inserir um comentário, uma opinião, uma mensagem… ou, caso prefira, envie o seu texto, devidamente identificado, para paxchristi_pt@hotmail.com para o publicarmos.

2. Para participar no debate on-line através do MSN Messenger com organizações parceiras do Médio Oriente, a realizar entre as 12.00 e as 14.00 do dia 25, basta adicionar paxchristi_pt@hotmail.com aos contactos do seu MSN Messenger.